Zumbido

O QUE É?

 

As causas do zumbido no ouvido são diversas, afinal, não trata-se de uma doença e sim de um sintoma que pode ser proveniente de labirintites, enfermidades do ouvido, perdas auditivas, exposição prolongada a ambientes muito ruidosos e ao uso de alguns tipos de medicamento, dentre outros inúmeros fatores.

Também chamado de tinnitus, o zumbido é um distúrbio que faz com que o indivíduo tenha a percepção do som inclusive na ausência do mesmo em ambiente externo. A condição, portanto, pode vir acompanhada de outros sintomas, como tontura e intolerância a sons altos.

De modo normal, as vias auditivas absorvem a vibração dos sons do ambiente e enviam-os como impulsos elétricos diretamente para o cérebro. No entanto, quando essas vias auditivas começam a transportar os impulsos, mesmo quando não há a presença de uma fonte de som, significa então que o indivíduo está acometido por tal distúrbio.

 

INDICAÇÕES

 

A abordagem terapêutica é feita de forma subjetiva, mediante avaliação de um otorrinolaringologista para que possa ser identificada a causa original do zumbido. O especialista poderá indicar testes de audiometria e exames de sangue para avaliar outros possíveis diagnósticos.   

Medicamentos e aparelhos de audição podem ser utilizados para que o paciente possa ouvir melhor, e para que o desconforto causado pelo zumbido diminua.

Compartilhe!