Você sabe o que é mordida cruzada?

A mordida cruzada é definida pelo desalinhamento da arcada dentária superior com a arcada inferior, mais precisamente, quando alguma parte maxila se encaixa por dentro da mandíbula, sendo que o correto seria todos os dentes superiores se encaixarem por fora dos dentes da arcada inferior.

Trata-se de uma condição que pode estar relacionada a infância, com o hábito das crianças chuparem o dedo e chupetas. Além de ser proveniente de herança genética, atraso no crescimento dos dentes e respiração pela boca. 

O aumento do risco de cáries (devido a dificuldade para escovar os dentes), doenças da gengiva e outros problemas estéticos, são os principais fatores negativos que envolvem essa anomalia. 

Como ela não desaparece com o tempo, é necessário realizar um tratamento para normalizar a dentição. Dentre as técnica mais utilizadas estão o uso de aparelho, remoção dos dentes ou cirurgia. Recomenda-se que o procedimento seja feito durante a infância ou adolescência, pois os dentes definitivos ainda estão em fase de desenvolvimento.

Deseja saber mais sobre mordida cruzada? Converse com um especialista ou então entre em contato com a Dra. Lorena Campos, ortodontista da Rio Clínica.

Compartilhe!