Com a chegada do inverno, além das temperaturas baixas, diminuição da umidade do ar e clima seco, algumas doenças oculares como a conjuntivite também tornam-se visíveis. Essa afecção é mais comum nesse período, por conta do aumento da concentração de poluentes no ar e pela consequente lubrificação inadequada dos olhos.
A conjuntivite se caracteriza pela inflamação da conjuntiva e pode ser dividida entre os seguintes tipos:
- Conjuntivite bacteriana
Comumente relacionada a infecções respiratórias, trata-se de uma doença infectocontagiosa, que é transmitida por meio do contato com a bactéria em local contaminado.
- Conjuntivite alérgica
O tipo mais comum, que geralmente afeta ambos os olhos e é provocada pela exposição a algum alérgeno. Além de não ser contagiosa, frequentemente surge junto com quadros de rinite ou asma.
- Conjuntivite viral
Transmitida pelo adenovírus, esse tipo de conjuntivite costuma acometer sobretudo pessoas com baixa imunidade. Seu contágio é proveniente do contato com secreções oculares, tosse ou espirro de pessoas contaminadas.
Para evitar a conjuntivite é essencial adotar alguns hábitos como lavar o rosto e mãos com frequência, não compartilhar objetos pessoais, manter uma boa alimentação, evitar esfregar os olhos e realizar visitas periódicas a um oftalmologista. Caso queira saber mais, converse com um especialista ou entre em contato com a Dra. Luana Campos, oftalmologista da Rio Clínica.