Vias Lacrimais

Tratamentos / Oftalmologia

O tratamento das vias lacrimais é considerado uma subespecialidade dentro da plástica ocular, aborda principalmente as disfunções da drenagem da lágrima, suas alterações ou infecções (dacriocistite aguda ou crônica).

O canal lacrimal conecta as pálpebras ao nariz por meio do ducto naso-lacrimal e é responsável pelo escoamento da lágrima. A obstrução do canal lacrimal gera lacrimejamento constante. Pode ser congênito ou adquirido.

Com relação as vias lacrimais, temos os seguintes procedimentos principais que podem ser realizados: – Sondagem lacrimal – Dacriocistorrinostomia.

SONDAGEM LACRIMAL

O que é?

Este procedimento é indicado para apenas para crianças que não obtiveram uma cura espontânea do lacrimejamento devido a obstrução do canal lacrimal. A obstrução congênita afeta em média 6% dos recém nascidos. Cerca de 90 % destes recém nascidos, resultam em cura espontânea, apenas com massagem suave no canto nasal do olho comprometido.

Como é feito o tratamento?

A sondagem das vias lacrimais é feita utilizando-se de uma sonda, sob anestesia geral, com ou sem intubação das vias lacrimais utilizando-se de tubo de silicone. Este procedimento é indicado normalmente entre 8 a 14 meses, com chance de sucesso próximo dos 90% dos casos.

Caso o tratamento falhe, que é incomum de acontecer, poderá ser indicado o procedimento que é realizado em adultos, a Dacriocistorrinostomia.