Visando o bem-estar de todos os pacientes, cada vez mais novas tecnologias e materiais que possuem o intuito de restabelecer a função e a estética dos pacientes de forma eficaz e segura são utilizados. Dentre eles está o escaneamento intraoral, que pode ser utilizado no planejamento de diferentes tratamentos odontológicos e, sobretudo, na ortodontia.
Esse método substitui as técnicas tradicionais e é muito utilizado na etapa de moldagem para a elaboração dos aparelhos ortodônticos personalizados. É feito através de uma ferramenta específica, onde é possível obter de forma digital uma representação de toda arcada dentária do paciente, trazendo mais conforto para o mesmo, uma vez que é capaz de eliminar o incômodo causado pela massa modeladora convencional.
Outro benefício é a agilidade nos processos, pois é possível captar todas as informações necessárias de uma só vez e enviar um molde físico para o laboratório, como um arquivo que contém as imagens digitalizadas da boca do paciente. Desse modo, o acompanhamento da situação do paciente ao longo de todo o tratamento pode ser feito de modo íntegro e seguro.