Tumor Palpebral

Tratamentos / Oftalmologia

Nas pálpebras podemos encontrar diversos tipos de tumores, tanto malignos como benignos. Os tumores malignos são de progressão rápida, acomete pessoas mais idosas e apresentam ulcerações, vasos pequenos, deformidades locais e perda de cílios. Podemos encontrar os seguintes tipos:

• Carcinoma basocelular: o mais comum, correspondendo a 90% dos casos.
  • Carnoma espinocelular;
  • Carcinoma de Glândula de meibomius;
  • Melanoma maligno.

Os tumores benignos são caracterizados por ser lento e progressivo, geralmente não manifestando sintomas durante anos. Podemos encontrar os seguintes tipos:

• Calázio;
  • Cisto de Moll;
  • Cisto de Zeiss;
  • Cisto sebáceo;
  • Papiloma escamoso.

Quais os sintomas?

Os sintomas serão de acordo com o tipo de tumor (maligno ou benigno) e o grau de avanço da doença. O maior risco encontra-se nos tumores malignos, podendo levar a lesão grave da pálpebra, podendo invadir o globo ocular e a órbita, necessitando de cirurgia para remoção da órbita em casos de diagnóstico tardio.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico deve ser feito pela análise clínica do seu oftalmologista. Caso haja suspeita de malignidade, será encaminhado para o exame anatomopatológico, chamado de Biópsia de pálpebra. O resultado da biópsia determinará de forma definitiva o diagnóstico do tipo de tumor.

Quais são as causas?

As causas geralmente decorrem de exposição excessiva ao sol durante a vida, normalmente de pessoas de pele clara e acima dos 40 anos. Outros fatores como, alimentação e fumo podem contribuir para o aumento das chances de desenvolver o tumor palpebral.

Como é feito o tratamento?

Na maioria dos casos a simples ressecção cirúrgica pode ser suficiente. Porém nos casos de malignidade onde ocorre uma lesão mais extensa pode ser necessário a reconstituição palpebral com retalho ou enxerto.