A articulação temporomandibular possui o importante papel de abrir e fechar a boca, atuando também diretamente na fala e mastigação. Quando acometida por alguma alteração, chamada de disfunções temporomandibulares (DTM), alguns sintomas podem tornar-se visíveis, como dor de cabeça causada por tensão, limitação dos movimentos mandibulares e dor ao mastigar, entre outros.
Uma diversidade tratamentos visa aliviar os sintomas dessa disfunção, dentre eles:
- Placas de mordida
Feitas de estruturas de acrílico, as placas de mordida possuem o principal objetivo de proteger os dentes para aliviar as articulações temporomandibulares e possibilitar o relaxamento dos músculos da região, principalmente de pacientes que apresentam bruxismo.
- Termoterapia
A aplicação de compressas térmicas, quentes ou frias, pode ser associada a outras abordagens odontológicas para o tratamento dos sintomas de disfunção temporomandibular. Para isso, o especialista deve indicar o momento adequado para que seja realizado esse tipo de procedimento.
- Fisioterapia
Em conjunto com o dentista, o fisioterapeuta pode atuar diretamente no tratamento de DTM, podendo ser feito o uso de aparelhos fisioterápicos ou a mobilização das articulações temporomandibulares para que o avanço da dor seja evitado.
- Técnicas de relaxamento
Uma vez que a ansiedade está associada à ocorrência do quadro, algumas técnicas de relaxamento podem ser recomendadas para auxiliar na amenização dos sintomas.