O que é e como tratar a sobremordida?

Também chamada de mordida profunda, a sobremordida é um tipo de má oclusão caracterizada pelo desalinhamento dos dentes da arcada de cima em relação aos elementos dentários da parte de baixo, definida quando os incisivos superiores cobrem mais de um terço dos incisivos inferiores.

Não se trata somente de um problema estético, uma vez que toda a saúde bucal do indivíduo pode ser prejudicada pela sobremordida, que compromete os dentes, a musculatura e articulações, e pode levar até mesmo a uma disfunção temporomandibular (ATM), que dentre outros sintomas, causa dificuldade de mastigação e dores locais.

A sobremordida pode ser desencadeada por um conjunto de fatores, desde o mau crescimento da mandíbula ou do maxilar, bruxismo, má posição dos dentes superiores frontais e ausência de dentes posteriores, até fatores genéticos, ambientais e locais. O diagnóstico, portanto, é feito mediante uma avaliação médica e por meio de alguns exames.

Para realizar o tratamento, o ortodontista levará diversos fatores em conta, como a idade do paciente, o quadro da sobremordida e o que originou o problema. A correção da mordida profunda poderá ser efetuada através do uso de aparelho ortodôntico, corretor ortopédico funcional e cirurgia ortognática, para casos em que as técnicas convencionais não surtiram efeito.

Para saber mais sobre o tratamento da sobremordida, converse com um especialista ou entre em contato com a Dra. Lorena Campos, ortodontista da Rio Clínica.

Compartilhe!