A visão é um sentido fundamental para que possamos aprender sobre o universo à nossa volta. Com a função similar à de uma câmera fotográfica, os olhos atuam como uma espécie de lente que capta a imagem e envia para o cérebro, para que sejam processadas as informações e transformadas no que vemos. E para que esse processo ocorra com maestria, é preciso que haja luz.
No entanto, quando há a presença algum defeito de visão, apenas luz não é suficiente, e, consequentemente, esse sistema fica comprometido. Esse é o caso de pessoas que possuem hipermetropia, por exemplo, um erro de refração caracterizado pela dificuldade para enxergar objetos próximos.
A hipermetropia é uma característica comumente associada aos olhos pequenos, provocando uma focalização errada da imagem, que se forma após a retina. Do mesmo modo, pode ser causada por alterações no formato na córnea ou no cristalino.
O tratamento para a hipermetropia pode ser feito por meio de cirurgia refrativa, realizada com Excimer Laser ou Lasik, ou pelo uso de óculos ou lentes, onde a principal função é direcionar a luz para a retina, onde a imagem deve se formar.
Para saber mais sobre esse distúrbio da visão, procure um oftalmologista ou entre em contato com a Dra. Luana Campos, oftalmologista da Rio Clínica.