Os óculos são acessórios indispensáveis para quem possui algum problema de refração que impede as imagens de serem projetadas de modo correto na retina. Mas você sabia que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as lentes de contato têm mesma função desses acessórios, indo muito além de apenas uma questão estética?
Existem diversos modelos de lentes específicas para cada indivíduo e adaptáveis à maioria dos distúrbios e erros refrativos oftalmológicos. Além disso, esse item também é muito confortável, pois melhora o campo de visão sem atrapalhar a rotina de atividades diárias.
Mas será que qualquer pessoa pode recorrer ao uso de lente de contato? Conheça os principais problemas de visão que podem ser resolvidos com a sua utilização:
- Miopia: as lentes de contato para quem tem dificuldades para enxergar de longe são mais estreitas no centro, permitindo que a luz seja direcionada para a retina.
- Hipermetropia: quem apresenta dificuldades para enxergar objetos próximos utiliza lentes mais espessas no centro e finas nas bordas. Isso porque, desse modo, a imagem poderá ser projetada e focada corretamente na retina.
- Astigmatismo: para quem possui visão turva ou distorcida em todas as distâncias, as lentes podem ser desenvolvidas de modo subjetivo para cada paciente.
É indispensável consultar-se com um oftalmologista para que ele possa determinar a sua necessidade, assim como o melhor tipo de lente para o seu quadro, para evitar qualquer transtorno. Por isso, para saber mais, converse com seu médico ou, caso prefira, entre em contato com a Dra. Luana Campos, oftalmologista da Rio Clínica.