O QUE SÃO?
Quando há a presença de transtornos na manutenção do equilíbrio, provenientes de doenças que afetam as vias vestibulares centrais ou periféricas, o cerebelo ou as vias sensoriais envolvidas na propriocepção, podemos caracterizar então os distúrbios do equilíbrio que, consequentemente, são identificados como ataxia ou vertigem.
A vertigem nada mais é do que a ilusão de movimento do corpo ou do ambiente, geralmente descrita como uma sensação de girar ou mover. Normalmente, pode ocorrer ou agravar-se em certas posições corporais ou às mudanças da posição da cabeça, e está ligada a outros sintomas, como impulsão, oscilopsia, ataxia de marcha, náuseas e vômitos.
Por sua vez, ataxia é definida como a incoordenação ou desajeitamento de movimento que não é procedente da fraqueza muscular. Sua causa pode estar associada a distúrbios cerebelares, vestibulares ou proprioceptivos (sensoriais), caracterizando assim uma condição que pode acometer os membros, o movimento dos olhos, a fala, postura, marcha ou tronco.
Além disso, outro estado presente nos distúrbios de equilíbrio é a tontura: uma percepção atípica do equilíbrio corporal, onde o paciente tem a sensação de que o ambiente está girando, acompanhado de instabilidade, flutuação, desequilíbrio, cabeça cheia ou pesada, dentre outros. Há ainda os distúrbios do labirinto, conhecidos como labirintite, uma das causas mais comuns de tonturas aguda e crônica, podendo também ser provenientes de questões psicológicas, neurológicas ou visuais.
INDICAÇÕES
O tratamento é indicado após o diagnóstico correto, que é realizado mediante avaliação médica e exames complementares.