O QUE É?
Disfonia é uma disfunção vocal na qual a pessoa não consegue emitir o som da própria voz, prejudicando a sua comunicação. Esse problema pode surgir em decorrência do mau ou excessivo uso das cordas vocais e divide-se em três categorias: disfonia orgânica, funcional ou orgânico-funcional.
Conhecida popularmente como rouquidão, a disfonia não se enquadra como doença, mas sim como sintoma do funcionamento irregular de toda a estrutura que atua na produção vocal. Algumas causas podem originar ou se relacionar com o aparecimento desse transtorno, como lesões nas cordas vocais, laringite, lesões gastroesofágicas e tumores.
Quando esse problema perdura por mais de duas semanas, recomenda-se a sua averiguação e também a investigação de outras complicações como dor de garganta, engasgos, tosse, falta de ar e outros.
INDICAÇÕES
O tratamento da disfonia abrange desde terapia vocal – que através de estratégias fonoaudiólogas pode melhorar a habilidade da voz – até intervenção cirúrgica, dependendo da necessidade do caso. Exames fonoaudiólogos e otorrinolaringológicos são utilizados para identificar essas alterações.