Devo retirar o siso?

A retirada do siso é um procedimento muito temido por diversas pessoas por conta das inconveniências que podem envolver o pós-operatório, como incômodos, inchaço, dificuldades para mastigar e alimentação limitada a líquidos, o que promove a dúvida na hora de optar ou não pela retirada do terceiro molar.

Algumas razões podem ser decisivas para a extração do dente do siso, como as seguintes:

Sensação de dor

Sintoma muito comum no nascimento do siso, a dor na gengiva que envolve esse dente é muito incômoda e pode perdurar, indicando que é o momento de realizar a extração.

Posicionamento irregular

Seja por falta de espaço ou processo inflamatório, o dente do siso pode estar em uma posição desfavorável, sendo necessária a sua remoção antes ou durante sua erupção, pois essa movimentação pode afetar os outros dentes e prejudicar a mordida do paciente.

Higienização difícil

Na maioria dos casos, o siso costuma nascer incompleto, e a parte do dente que fica visível acaba ficando desnivelada e dificultando a higienização, o que pode trazer infecções gengivais e cáries.

É essencial visitar um dentista regularmente e realizar o acompanhamento não apenas nos casos de manifestação do siso, mas também para a manutenção do bem-estar oral.

Caso tenha alguma dúvida ou deseje saber mais, converse com um especialista ou entre em contato com a Dra. Lorena Campos, ortodontista da Rio Clínica.

Compartilhe!