A voz é um instrumento fundamental no nosso dia a dia, pois é através dela que conseguimos estabelecer comunicação com as outras pessoas, além de expressar opiniões e sentimentos, por isso, um dia sem conseguir falar afeta de maneira significativa a vida de quem, por algum motivo, não consegue emiti-la.
Para que isso não ocorra, é necessário tomar alguns cuidados com a sua manutenção, e nós separamos algumas dicas para ajudar você. Confira!
Coma maçã
Pode não parecer, mas essa fruta faz um bem e tanto para as cordas vocais. Isso porque, ela limpa naturalmente a boca e a faringe, evitando que a saliva grossa chegue até a laringe – estrutura responsável pela produção da voz.
Nada de pigarros
Pigarrear é uma das piores coisas que você pode fazer para a sua voz, pois ao invés de melhorar a secreção da pregas vocais, essa ação provoca o efeito contrário. Aposte na ingestão de água ou engula a saliva.
Não fume
O cigarro causa irritação na laringe, fazendo com que a voz fique mais grave e com menos potência. Além disso, a nicotina – junto ao calor da fumaça –, torna as cordas vocais secas, promovendo a rouquidão.
Ingira líquidos
Mantenha-se hidratado e dê preferência a líquidos em temperatura ambiente. A água é sempre a melhor opção, portanto, procure beber em média dois litros por dia, o que representa um copo a cada duas horas.
Para mais conteúdos sobre saúde, continue acompanhando as redes sociais da Rio Clínica.