A miopia é uma condição visual, na qual seus portadores apresentam dificuldade para enxergar com nitidez objetos que se encontram distantes. Dentre os principais sintomas desse distúrbio refracional, pode-se citar os seguintes:
- Visão embaçada;
- Dores de cabeça;
- Fechar parcialmente os olhos para enxergar melhor;
- Fadiga ocular (sentida ao fim do dia).
A hereditariedade é o principal fator de risco para a miopia, além disso, o estresse visual pode estar relacionado ao seu desenvolvimento.
Geralmente, as primeiras alterações aparecem ainda na infância – sobretudo em fase escolar –, podendo evoluir conforme o crescimento da criança. Por outro lado, em adultos, a miopia pode estar associada à catarata ou diabetes, caso o indivíduo não tenha apresentado a condição anteriormente.
Por que a miopia aparece?
Seu surgimento torna-se perceptível quando a córnea é muito curva ou olho possui um comprimento maior do que o normal, isso quer dizer que, ao invés de manter o foco na retina, a luz é direcionada para frente da mesma, fazendo com que surjam imagens desfocadas para objetos a uma certa distância.
O diagnóstico é feito clinicamente, através de um exame oftalmológico, como tonometria ou oftalmoscopia, entre outros testes de visão.
Em caso de dúvidas, procure um especialista ou entre em contato com a Dra. Luana Campos, oftalmologista da Rio Clínica.