Como prevenir a perda de audição

Atualmente, as pessoas estão perdendo a audição cada vez mais cedo, uma vez que ficam mais expostas a barulhos excessivos diariamente e existem muitos fatores que podem levar à deficiência auditiva ou surdez. Por isso, a melhor maneira de evitar essa condição é adotar algumas medidas simples de prevenção no cotidiano.

Seja no trânsito, no trabalho ou até mesmo ao fazer uso de aparelhos eletrônicos como liquidificador, secador de cabelo e aparelhos de TV e smartphones com alto volume, os ruídos altos estão em toda a parte – sem contar os fones de ouvido. No entanto, vale destacar que a disfunção auditiva é progressiva, o que significa que vai se aculumando com o tempo.

Independente da situação, para preservar a audição, portanto, é necessário se atentar à altura do som, assim como ao período de tempo ao qual somos expostos ao mesmo. Isso porque sons acima de 85 decibéis ouvidos por mais de 8 horas podem ocasionar a perda desse sentido de forma inconversível.

Para se prevenir, evite locais com muito barulho, mantenha distância das caixas de som em festas, shows e outros eventos, diminua o som de aparelhos eletrônicos, não use fones de ouvido no volume máximo e use protetores auriculares em ambientes com sons intensos.

Ao primeiro sinal de alterações no ouvido, procure um especialista. Caso prefira, você pode entrar em contato com o Dr. Márcio Campos, otorrinolaringologista da Rio Clínica.

Compartilhe!