Cada vez mais, os adultos que precisam usar aparelhos ortodônticos, preferem os modelos que são confortáveis e discretos, como os estéticos transparentes e os invisíveis. Apesar de ambos oferecem a mesma função de alinhar os dentes, existem algumas diferenças entre esses dois acessórios que precisam ser levadas em consideração.
Confira quais são as principais distinções entre o aparelho estético transparente e o aparelho invisível:
- Aparelho estético transparente
O aparelho estético transparente tem a mesma estrutura do fixo comum, porém os bráquetes e fios são translúcidos. É recomendado para pacientes com todos os tipos de desalinhamento de dentes, mesmo que o problema seja mais difícil de tratar.
É um método que necessita de uma manutenção mensal para a elaboração de pequenos ajustes, como substituição de elásticos e apertos.
- Aparelho invisível
Trata-se de um tipo de aparelho móvel feito com material que é praticamente imperceptível. Como o molde é criado a partir da arcada dentária do paciente, acaba sendo mais confortável. É aconselhável em casos onde o desalinhamento dos dentes não é grave. Além disso, é um tipo de tratamento que exige troca periódica.
O paciente pode tirar o alinhador para comer, porém é recomendado que faça uso do mesmo por pelo menos 20 a 22h por dia.
Para saber qual modelo atende mais às suas necessidades, converse com um especialista ou entre em contato com a Dra. Lorena Campos, ortodontista da Rio Clínica, que é especialista em tratamentos ortodônticos com alinhadores invisíveis.